Odontologia Estetica

Boca, imagem é tudo

boca

Na boca, imagem é tudo

Inovações tecnológicas na odontologia auxiliam na prevenção de doenças e revelam importância de exames para saúde da boca.
Com o surgimento de novas tecnologias e especializações no campo da odontologia ficou ainda mais difícil fugir da ‘temida’ cadeira do dentista. A checagem da saúde bucal tem se mostrado não só importante para os dentes como para todo o resto do corpo, deixando claro que visitas frequentes ao dentista trazem benefícios para a saúde geral.

Com o uso extensivo e intensivo da imagem, as técnicas previnem a evolução de infecções e invasóes bacterianas. “Muitas dessas doenças começam pela boca. Através de imagens digitais é possível identificar sinais e sintomas de modo mais rápido e precocemente”.
Uma câmera intraoral pode aproximar em até 60 vezes, a imagem dentro da boca do paciente. O procedimento resulta num laudo completo da boca, chamado de check up preventivo digital. “Não cabe mais usar somente o tradicional exame clínico. É difícil para o paciente entender algumas situações bucais através de um espelhinho”.

Gravidade

As enfermidades que podem evoluir a partir da região bucal, são chamadas de doenças sistêmicas. Chama a atenção a endocardite bacteriana aguda. “A bactéria que estava na boca viaja pela corrente sanguínea e se instala no coração. Pode ser fatal”. Pneumonia, parto prematuro e doenças inflamatórias estão entre as patologias desse grupo.
Além de ampliarem a prevenção de doenças, as novas técnicas têm ajudado na conscientização dos pacientes sobre a importância da saúde bucal. Quando o dentista pode mostrar fotos e explicar com mais clareza sobre a região, as pessoas acabam dando maior atenção a isso.

Para fazer sorrisos

As possibilidades dentro do uso da tecnologia da imagens são inúmeras. Há ainda o planejamento Digital do Sorriso, ligado a harmonia facial. “Através de fotos, tiradas de câmera profissional própria, o dentista faz traçados e linhas que combinam com o rosto do paciente. Não é harmônico colocar dentes arredondados em uma pessoa com formato de rosto quadrado”.
Fonte: Metro Curitiba

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *